Inauguração de exposição

2 Maio 2024 — 18h00 - 20h00

Sala Azul | Museu

A exposição ‘Impulso Fotográfico: (des)arrumar o arquivo colonial’, por via dos seus curadores-convidados e, mais geralmente, da preocupação do MUHNAC em compreender os impactos do legado do colonialismo no presente, resultou em frutuosas relações com uma grande pluralidade de pessoas, museus, grupos de investigação e associações.

Uma dessas relações, porventura a mais forte e duradoura, tem sido com o Bairro do 2º Torrão, na Trafaria.

Neste momento, o MUHNAC está envolvido em três projetos com a comunidade do bairro, com o apoio de João Duarte Cão e Susana Santa-Marta, entre outros.

O primeiro projeto a ser apresentado é a exposição Arqueologias de Destruição.

Arqueologias de Destruição resulta de uma atividade pedagógica sobre arqueologia feita em abril de 2024 no Bairro do 2º Torrão, precisamente no local onde decorreram uma série de demolições de casas autoconstruídas em 2022/23. A atividade, desenvolvida em colaboração com o Centro de Arqueologia de Almada, foi liderada por crianças residentes e ex-residentes do Bairro. Os artefactos recolhidos serão expostos e haverá um programa cultural de debates e mesas-redondas.

A exposição é uma de três vertentes do projeto final de mestrado de Susana Santa-Marta em Filme & Media, Arte de Impacto na Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia), que inclui um filme documental e uma experiência audiovisual imersiva, sob o mesmo título.

Curadoria: Susana Santa-Marta e Raquel Barata

19h00 - Performance de Catarina Arbusto