Concerto

17 Dezembro 2022 — 21h30 - 23h30

Amphiteatro Chimico | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O Amphiteatro Chimico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência recebe o Concerto de Natal.

André Baleiro é um dos barítonos mais inspirados da sua geração. De timbre caleidoscópico, e gosto musical irrepreensível, tem somado prémios internacionais nos últimos anos, vencendo o 17º Concurso Internacional Robert  Schumann (2016), Prémio Most Promising Talent do Concurso Internacional DAS LIED (2017), Prémio Cultural Theodor Heuss (2017) e o Concurso SWR Young Opera Stars (2019).

Ao longo dos  séculos, a música, particularmente as canções, foram ganhando um espaço próprio nas celebrações natalícias, veiculando uma série de metáforas. Jesus é o Redentor da Terra, segundo o 1º  hino de Natal conhecido (séc. IV), o Alfa e Ómega [o princípio e o fim], uma rosa em flor, o sol invicto. Todos são convidados a ir adorar o Menino, tal como os  pastores de Belém, a partilharem o seu pão com os mais desafortunados mas, igualmente, a tocar os sinos de alegria, a fazerem bonecos de neve ou a empanturrarem-se com doces. Como diz a versão portuguesa, “Noite feliz! Noite de amor! Entre os astros que espargem a luz, proclamando o menino Jesus, brilha a estrela da paz!”.

O concerto é integrado em Temporada Darcos 2022 e no programa Música na Universidade.

Obras de Strauss, Debussy, Ravel, Wolf, Rautavaara, Lopes-Graça, entre outros.

Barítono: André Baleiro
Piano: Helder Marques

Entrada livre sujeita à lotação da sala.