Outro tipo de evento

11 Maio 2024 — 17h30 - 19h00

Átrio | Museu

O Museu recebe o investigador angolano Afonso Vita para o lançamento do seu livro "Desenvolvimento do Turismo Cultural e de Memória em Angola: a Rota de Escravos".

ORADORES:
Paulo Farmhouse Alberto, Vice-reitor da Universidade de Lisboa
Marta Lourenço, Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa
Fernanda Cravidão

SINOPSE:

A reconstituição da geografia das rotas de escravos em Angola e a sua transformação em lugares de interesse para turismo através da prática do turismo de memória, vai despertar a sociedade angolana sobre o seu passado histórico multiforme e multidimensional, visto que influenciou e galvanizou a história universal que consequentemente contribuirá para a melhoria das condições de vida das populações locais.

Este espaço multidimensional de cariz Internacional, aproximará e reunirá a diáspora africana no mesmo espaço geográfico através do Festival Internacional bianual de Encontro e Reencontro da Africanidade em Angola, ou simplesmente “The Yalankuwu Festival”, que servirá de plataforma ou mecanismo de atração e captação de turistas e visitantes para desfrutarem das maravilhas das terras de Nimi A Lukeni, Nzinga Mbandi, Kimpa Vita e Nsaku Né Vunda ou Dom António Manuel “NEGRITA”.

SOBRE O AUTOR:

Afonso Henriques dos Santos (NITO)

De nacionalidade angolana, é natural de Mbanza-A-Kongo, doutorado em Geografia Humana aplicada ao Turismo pela Universidade de Coimbra, com a tese “Desenvolvimento do Turismo Cultural e de Memória em Angola - A Rota dos Escravos.” Possui igualmente o Mater of Business Administration pela Florida Metropolitan e Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras pelo Institut Superieur Internationel du Tourisme de Tanger - Reino de Marrocos.

Foi funcionário do Hotel Wyndhaw Palace, no Walt Disney World em Orlando, Estados Unidos da América. Em Angola exerceu funções no Ministério da Hotelaria e Turismo como assessor do Ministro, Director Nacional das Infraestruturas Hoteleiras e Director Nacional da Hotelaria e Similares. Após a alteração da designação para Ministério do Turismo , foi Director Nacional da Qualificação de Infraestruturas e Produtos Turísticos. Actualmente ocupa o cargo de Director do Instituto do Fomento Turístico, órgão tutelado pelo Ministério da Cultura e Turismo.