Data
Local
O Clube Português de Mineralogia (CPMIN) em conjunto com o MUHNAC, promovem uma visita de campo a uma antiga zona de exploração de ouro romana, atividade desenvolvida pela Câmara Municipal do Seixal.
O Seixal foi em tempos rico em ouro e os romanos exploraram-no exaustivamente, deixando até aos dias de hoje alguns indícios dessa exploração. As minas de ouro de Vale de Gatos, na Cruz de Pau, são alguns desses exemplos. Aqui, esses vestígios, passam muito despercebidos ao transeunte regular, quase invisíveis. Mas não nos deixemos enganar pela sua invisibilidade, é conhecido, até ao momento, neste complexo uma área superior a 15 hectares de redes de galerias e poços.
A saída de campo tem três momentos:
- contextualização geológica e arqueológica;
- curto percurso pedestre com passagem pelos vestígios de poços e galerias;
- atividade prática de concentração hidrogravítica de ouro a partir de sedimentos locais.
Datas:
26 de maio - inscrições até ao final do dia 22 de maio
2 de junho - inscrições até ao final do dia 29 de maio
Lotação máxima: 15 participantes
Inscrições e mais informações:
cpmin.geral@gmail.com - com indicação da data escolhida, nome completo, data de nascimento e NIF (dados necessários ao seguro). O custo da atividade resume-se ao pagamento do valor do seguro (5€ por pessoa).
NOTA:
1 - Recomenda-se o uso de calçado com sola aderente, de roupa adequada às condições meteorológicas e de chapéu de sol. Levar água.
2 - O ponto de encontro será no local, a indicar posteriormente aos inscritos.