Atividade educativa

16 Julho 2024 — 18h00 - 19h00

Museu

Longe de corresponder a um plano organizado, a viagem que se tornou célebre por completar a primeira circum-navegação do globo foi uma sequência de projetos,  trajetos e episódios muitas vezes dissonantes e violentos.  Considerando a geografia da viagem, vamos abordar alguns desses encontros e desencontros entre navegadores e grupos locais na Patagonia, Marianas, Filipinas, Molucas e discutir a memorialização desses contactos. Daremos destaque à memorialização de Magalhães, Humabon e Lapulapu nas Filipinas, e secundariamente referiremos a memorialização na Patagonia (Chile-Argentina) e nasMolucas (Indonésia).

Atividade organizada no âmbito da exposição Um Percurso Pela Diversidade Genética Humana, patente no Museu até 8 setembro.

Com:
Cristiana Bastos | Instituto de Ciências Sociais ULisboa
Ricardo Moreira | Instituto de Ciências Sociais ULisboa

Participação livre.

Human diversity along the Magalhães circum-navegation space: genetics, history and culture --  FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia  "CIRCNA/CIS/0142/2019".