Data
Local
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência associa-se às comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, através de um programa de atividades online gratuitas.
Este ano o tema é "We're part of the solution (Somos parte da solução)". Um tema que nos alerta para o nosso papel na preservação da natureza e biodiversidade através de comportamentos mais sustentáveis.
PROGRAMA ONLINE
11:00 - Polinizadores procuram-se! Quem descobre o guardião de cada planta?
Atividade na Plataforma ZOOM para crianças dos 6 aos 12 anos
Inscrição: obrigatória - Link enviado a quem se inscreve
Lotação máxima: 15 participantes
Lotação mínima: 15 participantes
Duração: 50 minutos
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - sessão cancelada
12:00 - Abrigo para Abelhas?... Como fazer?
Vídeo tutorial realizado pela SPEN- Sociedade Portuguesa de Entomologia, pela Elytrum e pela Apis Domus.
Assista no YouTube do MUHNAC
17:00 - Impactos da Covid 19 no planeta
Em direto no YouTube do MUHNAC
Com:
Jorge Paiva, biólogo
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorado em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo, Espanha.
Foi investigador e professor na Universidade de Coimbra e professor convidado Universidades de Aveiro, da Madeira, de Vigo (Espanha) e Vasco da Gama de Coimbra.
Publicou cerca de meia centena de trabalhos científicos e de divulgação e apresentou cerca de 2.500 comunicações e conferências em congressos e ações pedagógicas. Atualmente é membro do grupo de investigadores do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra.
Miguel Castanho, bioquímico
Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) e doutorado em Biofísica Molecular no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico (IST).
Group leader da Unidade de Bioquímica Física de Fármacos do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Miguel Castanho é também professor catedrático e diretor do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da ULisboa desde 2007.
Entre 2016 e 2017, Miguel Castanho foi vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
De 2013 a 2016, dirigiu os programas de doutoramento M2B-PhD – Medical Biochemistry and Biophysics, que conjugam a ULisboa, o IST, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto.
Entre 2011 e 2016, foi vice-diretor da Faculdade de Medicina da ULisboa e, entre 2009 e 2012, presidiu à Sociedade Portuguesa de Bioquímica.
Entre outras distinções, Miguel Castanho recebeu o prémio Leonidas Zervas, atribuído pela European Peptide Society.
Moderação:
César Garcia | MUHNAC, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c