AR NO MAR

As aves do oceano profundo

Quando: 
30 de Setembro de 2022 a 27 de Novembro de 2022
Onde: 

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

As aves oceânicas desempenham um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema, mas raramente são lembradas quando se evoca a biodiversidade marinha. Dependem do oceano profundo para a sua sobrevivência, e muitas espécies encontram-se globalmente ameaçadas de extinção. No entanto, são praticamente desconhecidas do grande público.

Portugal é particularmente importante para este grupo de aves pois aqui existem três espécies que não nidificam em mais nenhum lugar do mundo. Para além disso, alberga também populações muito importantes de várias outras espécies.

A exposição “Ar no Mar” propõe dar a conhecer este grupo de aves, através de uma viagem oceânica sensorial que atravessa diferentes espaços. Mostra a diversidade das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.

Não perca a oportunidade de compreender melhor a importância de proteger as aves marinhas que fazem parte do nosso património natural e histórico.

 

Coordenação: Mónica Carneiro da Silva, Maria Peixe Dias, Cristina Luís, Patrícia Garcia Pereira

Exposição foi desenvolvida por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e CIUHCT) e resulta de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Exposição temporária