Exposição temporária

18 Maio - 8 Setembro 2024

Sala de exposições temporárias | Museu

O Museu acolhe a exposição: Um Percurso Pela Diversidade Genética Humana.

A exposição nasceu no âmbito do projeto "A diversidade humana no espaço de circum-navegação do Magalhães: genética, história e cultura", do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde com o ICS da Universidade de Lisboa.

Esta exposição recapitula a viagem de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, da perspectiva da genética dos povos, sua diversidade e património. A primeira circum-navegação, entre 1519 e 1522, comandada por Magalhães e terminada por Elcano, foi não só a primeira expedição à volta do mundo, como contribuiu para que se contactasse com uma enorme diversidade de terras, povos e culturas. Tendo esta viagem como linha de referência, tentamos mostrar a diversidade genética humana, no espaço e no tempo, baseados no conhecimento científico de hoje.

A exposição explora igualmente a interação entre a genética e a identidade, bem como entre a genómica e as práticas sociais. na complexidade das nossas sociedades, algumas práticas sociais podem acabar por influenciar a formação das nossas identidades físicas e sociais.

Por meio de expressões artísticas visuais, um grupo de artistas explorou a autopercepção da identidade, após a realização de testes de ancestralidade, tendo por base todas as narrativas que até aí os definiam.

Coordenação Geral:
Marta Lourenço (MUHNAC-ULisboa)

Componente científica - curadores:
Anabela Nunes, Júlio Borlido Santos, Luísa Pereira (i3S -UP)

Autoresrevisores científicos e produção de conteúdos
Anabela Nunes, Clara Tapadas, Cristina Lousada Soares, Gilberto Bernardes, Joana Barbosa Pereira, Júlio Borlido Santos, Luísa Pereira, Maria Rui Correia, Nuno Ribeiro, Pedro Amado, Rute Verdade, Telma Oliveira, Tiago Santos, Verónica Fernandes

Componente artística - curadores:
Júlio Borlido Santos, Maria Manuela Lopes

Orientação científica
Joana Barbosa Pereira

Autores
Inês Moura, Karolina Żyniewicz, Kathleen Rogers, Luísa Passos, Márcio Carvalho, MariaDe-Castro, Marta Wengorovious, Mike Croft, Paulo Da Rocha Nunes, Pete Thomas, Sally Santiago

Colaboração:
Cristiana Bastos (ICS- ULisboa)

Financiamento:
Este projeto foi financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto "CIRCNA/CIS/0142/2019".