Passar para o conteúdo principal
Atividade educativa

Data

22 Novembro 2024 — 10h00 - 17h00

Local

Vários espaços | Museu

A Feira da Matemática regressa ao Museu!

A 11ª edição decorre no dia 22 de novembro, com um programa dirigido para o público escolar e dia 23 de novembro para público geral e famílias. 

Por mais um ano, Feira da Matemática promete ser um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Não falte!

Programa de dia 23 de novembro - Famílias e público em geral 
 

PROGRAMA
Especial para escolas 

 

ATIVIDADES COM INSCRIÇÃO

 

Workshop de Jogos
Com cordas, cartas ou dados, um conjunto de artistas mostram como é possível fazer magia recorrendo à Matemática, a Matemagia. Tão divertido quanto pedagógico, numa aplicação da matemática a ambientes divertidos e descontraídos.

Horário: 10h
Público-alvo: 1º e 2º ciclos do Ensino básico
Dinamização: Tiago Hirth | Circo Matemático, Ludus

 

Jogo Multipli - o jogo da tabuada ao contrário - e outros jogos lúdico-didáticos
O jogo Multipli e o jogo do Quadrado Preto, como ferramentas de aprendizagem matemática. 

Horário: 10h; 11h; 12h; 14h; 15h; 16h
Público-alvo: 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Dinamização: Alfiii (AL&RT, Lda), parceiro do Campeonato Nacional Multipli, organizado com IPLeiria e apoio de LUDUS, APM e SPM

 

Visualizando o Invisível
Dispor de dados não chega! É preciso processá-los, compreendê-los, encontrar padrões para que a informação nos seja útil. A complexidade de muitos problemas não se rende às nossas capacidades, limitadas a 3 dimensões. Como representar esta informação de forma a ser inteligível para nós?

Horário: 10h; 11h; 12h
Público-alvo: 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino secundário
Dinamização: Conceição Amado | Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa | SPE

 

Dos Dados aos Desastres: Teoria de Valores Extremos na Previsão de Riscos Naturais
A Teoria dos Valores Extremos (EVT) oferece uma estrutura robusta para modelar o comportamento das caudas das distribuições, proporcionando a descrição e a estimação da probabilidade de ocorrência de eventos raros, mas de grande impacto na sociedade. Esta palestra aborda o papel crucial da EVT na compreensão, previsão e preparação das populações para os riscos associados a esses desastres, ilustrando suas aplicações práticas por meio de dados reais. 

Horário: 10h; 11h; 12h
Público-alvo: 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Dinamização: Dora Gomes | NOVA FCT

 

"STE(A)M #aprendizagens matemáticas com o ecossistema TI-Nspire CX II"
Nesta atividade os grupos são convidados a desenvolver simples tarefas STEAM com programação e robótica e recurso às várias tecnologias do ecossistema TI-Nspire CX II T, em particular a interface Hub, o carrinho robotizado Rover, a placa MicroBit e o drone Tello. Em cada tarefa, procurar-se-á usar uma metodologia de “mão na massa”, em que numa primeira fase será explicitado para todo o grupo os procedimentos a realizar e de seguida lançar os alunos na exploração e realização da tarefa.

Horário: 10h; 11h; 12h; 14h; 15h; 16h
Público-alvo: 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino secundário 
Dinamização: Joaquim Pinto, Marisabel Antunes | Grupo de Trabalho T3 da APM

 

Missão de salvamento com a tecnologia Casio
Desafios matemáticos STEAM, usando a calculadora gráfica. Nesta atividade, os participantes, organizados em equipas munidas de calculadoras gráficas, irão ser desafiados para solucionarem um conjunto de problemas matemáticos e, assim, descobrir o código que permitirá salvar uma caixa que contém os maiores tesouros da Humanidade.

Horário: 10h; 11h; 14h; 15h; 16h
Público-alvo: 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino secundário (a partir do 9º ano)
Dinamização: Ana Margarida Dias, Joaquim Rosa e Manuel Marques | Grupo Casio+ da APM

 

Como estimar o tamanho de populações selvagens
Para uma eficiente gestão de recursos naturais é preciso quantifica-los. Nesta atividade exploramos algumas das metodologias para o fazer, desde métodos de captura recaptura ou amostragem por distâncias até usar os sons que produzem. Vem descobrir como é!

Horário: 10h; 11h; 15h; 16h
Público-alvo: Ensino Secundário
Dinamização: Tiago Marques | SPE/CEAUL/DBA/FCUL/CREEM/ University of St Andrews

 

Círculos Matemáticos
Os alunos do projeto Círculos Matemáticos da SPM - projeto em várias escolas do país - vão dinamizar para os visitantes (de todas as idades!) um workshops sobre "A Tesselação e as Isometrias". Venha aprender a fazer a tesselação de um plano partindo de um motivo! E agora? Será que consegue caracterizar as isometrias que vê?

Horário: 11h; 12h; 14h; 15h
Público-alvo: 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico
Dinamização: Alunos dos Círculos Matemáticos de várias escolas. Ideia original: Bruna Pereira e Ana Lima. Organização de Frederico Valsassina | SPM

 

Jogos e desafios Matemáticos
Com cordas, cartas ou dados, um conjunto de artistas mostram como é possível fazer magia recorrendo à Matemática, a Matemagia. Tão divertido quanto pedagógico, numa aplicação da matemática a ambientes divertidos e descontraídos.

Horário: 11h; 12h; 15h; 16h
Público-alvo: 2º e 3º ciclos do Ensino básico e Ensino Secundário
Dinamização: Associação Ludus 

 

Podemos acreditar na Estatística?
Muitos resultados estatísticos são inesperados, surpreendentes e até contraintuitivos. Iremos aqui passar em revista algumas investigações feitas por este mundo fora, tentando perceber e lançar um olhar crítico sobre as conclusões que daí se podem tirar.

Horário: 11h; 15h
Público-alvo: 3º ciclo do Ensino Básico
Dinamização: José Paulo Viana | APM

 

Conversa com matemáticos
Nesta atividade interativa, os alunos serão divididos em quatro grupos e cada grupo terá oportunidade de se sentar e conversar à mesa com um matemático do Departamento de Matemática da FCUL, durante cerca de 15 minutos. No final desse tempo, os alunos rodam e falam com outro matemático. As conversas serão orientadas de acordo com os interesses e curiosidades de cada grupo de alunos.       

Horário: 11h
Público-alvo: Ensino Secundário
Dinamização: Pedro Campos, Duarte Costa, Guilherme Velez | DM FCUL    

   

O problema do caixeiro-viajante
Nesta dinâmica, poderão explorar de forma simples e interativa o Problema do Caixeiro Viajante, um exemplo clássico de otimização de rotas. O objetivo será descobrir como os bens chegam até nós da maneira mais eficiente, rápida e económica possível.

Horário: 11h; 12h; 15h
Público-alvo: Ensino Secundário
Dinamização: Catarina Bessa | Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Coimbra | APDIO

                                                                                                                     

Circo Matemático
Neste espetáculo de circo pouco vulgar, os animais são bi-dimensionais e dão direito a prémio, os trapezistas vêm da própria audiência e os mágicos usam a matemática mascarada de cosmopsicobiologia para iludir.

Horário: 12h
Público-alvo: 2º e 3º ciclos do Ensino básico e Ensino Secundário
Dinamização: Circo Matemático, Ludus 

 

Matemática que desafia a intuição
Resolver desafios em grupo é uma atividade divertida que podes fazer no Jardim Matemático. A lógica, a aritmética e a magia são os ingredientes desta sessão emocionante. Não percas esta oportunidade!

Horário: 12h
Público-alvo: Ensino Secundário
Dinamização: Jardim Matemático | Ana Rute Domingos, Ana Catarina Monteiro, Simão Tavares | DM FCUL

 

Origami 
A dobragem de papel é uma atividade que é tanto recreativa como educativa. Podemos construir modelos cheios de cor e de movimento a partir da dobragem de papel, apenas para nosso divertimento, mas também nos podem ensinar Matemática.

Horário: 14h; 15h; 16h
Público-alvo: 2º e 3º ciclos do Ensino básico, Ensino Secundário
Dinamização: Ilda Rafael | Associação Ludus | APM

 

Não acredito em Perspectivas Curvilíneas (mas que as há, há)
Uma descrição da história das perspectivas curvilíneas e da sua relação com Euclides e Taylor, bem como uma reflexão sobre a sua possível definição matemática e aplicações ao ensino da geometria descritiva e perspetiva no ensino secundário.

Horário: 14h; 15h; 16h
Público-alvo: 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Dinamização: António Araújo | Universidade Aberta e CIAC-UAb | SPM

 

Teoria de jogos – aplicações da economia à sociologia
Teoria de jogos é uma área da matemática aplicada que permite modelar e resolver problemas em contextos em que é preciso conciliar a interação de vários agentes. A sua aplicação passa por muitas áreas do conhecimento, economia, biologia e ... sociologia.

Horário: 14h; 15h; 16h
Público-alvo: 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Dinamização: Marta Faias | NOVA FCT

 

Como estimar o tamanho de populações selvagens
Para uma eficiente gestão de recursos naturais é preciso quantifica-los. Nesta atividade exploramos algumas das metodologias para o fazer, desde métodos de captura recaptura ou amostragem por distâncias até usar os sons que produzem. Vem descobrir como é!

Horário: 14h
Público-alvo: Ensino Secundário
Dinamização: Tiago Marques | SPE/CEAUL/DBA/FCUL/CREEM/University of St Andrews

 

ATIVIDADES EM EXPOSIÇÕES

 

A Matemática é de todos | APM
Construção de poliedros, de pavimentações, jogos com números e tangrans. O principal objetivo é permitir que os alunos experimentem e manipulem materiais, de forma a desenvolver algumas capacidades.  Promove também a construção de ligações das diferentes experiências com a Matemática.

Horário: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h
Público-alvo: 1º ciclo do Ensino Básico

 

Festa da Água | APM
Vários desafios e problemas que envolvem os conceitos de medida, número e volume. O seu principal objetivo é o de criar um momento de festa, que mostre como a Matemática está envolvida em algumas áreas da "vida".

Horário: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h
Público-alvo: 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (3º, 4º, 5º e 6º anos)

 

ATIVIDADES EM CONTÍNUO 10h-17h

  

Super T
Super T é um jogo de perguntas matemático, cujo o objetivo é fazer os alunos competirem uns entre os outros de maneira a ganhar cartas, que dão pontos.

Público-alvo: 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Dinamização: Tiago Metelo | NucM - Núcleo de Matemática | NOVA FCT

 

Grémio apresenta: “À procura da Matemática”
Nesta sessão interativa os participantes serão encorajados a descobrir e a experimentar vários desafios matemáticos.

Público-alvo: 2º e 3º ciclo do Ensino Básico
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique

 

Jogos e quebra-cabeças matemáticos (DMFCUL)
Banca onde os visitantes poderão explorar a Matemática e obter informações sobre os cursos do DM e as respetivas saídas profissionais.

Público-alvo: Ensino Básico e Ensino Secundário
Dinamização: Departamento de Matemática, FCUL

 

Círculos Matemáticos

Os alunos do projeto Círculos Matemáticos da SPM - projeto em várias escolas do país - vão dinamizar para os visitantes (de todas as idades!) workshops sobre "A Tesselação e as Isometrias". Venha aprender a fazer a tesselação de um plano partindo de um motivo! E agora? Será que consegue caracterizar as isometrias que vê?

Dinamização: Alunos dos Círculos Matemáticos de várias escolas. Ideia original: Bruna Pereira e Ana Lima. Organização de Frederico Valsassina | SPM

 

  

BANCAS INSTITUCIONAIS

 

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da APM e de venda de materiais didáticos.

SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTATÍSTICA
Banca de apresentação da SPE e venda de materiais didáticos. 

SOCIEDADE PORTUGUESA DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da SPM e de venda de materiais didáticos.



Atividades de participação gratuita! 

Mais informações
geral@museus.ulisboa.pt

Nota: A inscrições devem ser realizadas por email.

 

PROGRAMA PARA DOWNLOAD AQUI. 

 

 

Com o apoio