Outro tipo de evento

7 - 10 Dezembro 2023

Museu

A Feira Internacional dos Minerais, Gemas e Fósseis está de regresso ao MUHNAC!

Este evento, que constitui desde 1988, uma grande festa no Museu e uma marca na vida cultural da cidade, reúne colecionadores e comerciantes de minerais, gemas e fósseis, oriundos de vários países da Europa, bem como um vasto público, representado por milhares de visitantes, que tem aqui uma oportunidade ímpar de adquirir ou simplesmente deleitar-se com a observação de exemplares únicos.

À semelhança de anos anteriores, a 36ª edição da feira terá também um programa cultural associado, subordinado ao tema: “Os Minerais e a Transição Energética”, atendendo à sua importância e atualidade. A transição energética está em curso, mas importa debater as medidas que são consideradas úteis, ou até decisivas para combater as alterações climáticas.

No dia 7 de dezembro, contamos com a presença de Mário Abel Gonçalves que, na sua intervenção “O que os minerais nos contam: dos ambientes do passado aos desafios do presente” abordará as transformações sofridas pelo planeta Terra ao longo da sua história, e em todas elas, novos minerais foram criados transportando a marca dessas modificações. Hoje, os minerais são também marca dos ambientes antropogénicos e agentes mitigadores da crise climática. No dia  8 de dezembro recebemos Álvaro Pinto, com a apresentação "Minas, Minerais e Metais na Transição Energética: Desafios e Oportunidades" onde nos explicará a que importância dos metais, dos minerais e das minas na transição energética é incontornável, pelo que importa analisar e discutir os desafios e as oportunidades que se colocam à sua exploração. A terceira palestra, dia 9 de dezembro, está a cargo de Fernando Barriga “Metais e a Transição Energética”, na qual o Professor chama a atenção para as consequências ambientais do enorme aumento dos consumos de metais causados pela transição energética.

Não falte! Consulte o programa aqui.

Entrada livre na Feira e participação gratuita nas atividades associadas.

Horário da Feira
7 dezembro - 15h00 às 20h00