Outro tipo de evento

25 Outubro 2024 — 9h00 - 17h00

Anfiteatro Manuel Valadares | Museu

Seguindo o mote da exposição Deep Time, patente no MUHNAC e organizada numa parceria entre o CIUHCT e a Acção COST iCOn-MICs, este colóquio reunirá investigadores e alguns dos artistas presentes na exposição para discutir a forma como a BD, as artes visuais e a literatura endereçam as preocupações ecológicas da contemporaneidade, reforçando ou desafiando discursos dominantes que têm contribuindo para o que se chama de Antropocénico, causado pela intervenção das sociedades industriais nos sistemas da Terra.

9h00 - Boas-vindas

9h15 - Recepção Institucional:
Isabel Amaral (Coordenação CIUHCT)
Virginie Giuliana (Univ. Clermont-Ferrand; Chair iCOn-MICs; online)

10h00 - Intervalo

10h15
Hugo Almeida (CIUHCT/FCT-NOVA): “Deep Time” e a representação de temporalidades não-humanas na banda desenhada
Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL): Notas sobre a Curadoria da Exposição Deep Time

11h15 -  Intervalo

11h30 - Mesa redonda com os artistas I

Almoço

14h30