Mesa-redonda

22 Abril 2023 — 15h30 - 16h30

Exposição "Impulso fotográfico: (des)arrumar o arquivo colonial" | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Nesta atividade, a artista-pesquisadora e membro da equipa de curadoria colaborativa da exposição, Rita Cássia, conversa com Bàbá Pedro de Lògún, Mãe Priscila Cantuária e Rennata Franco sobre as realizações e os contributos da antropóloga Ana Stela Cunha.

Ana Stela Almeida Cunha (nascida em 1974 e desaparecida em 2023) foi uma investigadora brasileira e ativista com doutoramento em linguística e semiótica pela Universidade de São Paulo e pós-doutoramento em antropologia social pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O foco do seu trabalho foi sempre a dimensão política da identidade negra e da resistência. O seu trabalho abraçou a dimensão pública e forjou diálogos que ultrapassaram a escrita de trabalhos académicos e serviram mesmo de reflexão crítica sobre a condição da produção de conhecimentos. Nas suas pesquisas em Lisboa, abordou a  marginalização das comunidades negras, trabalhou com terreiros afro-brasileiros, sacerdotes e sacerdotisas de religiões afro-americanas e africanas, e igrejas proféticas africanas. Viajou   por Angola, Guiné, e Congo, um lugar que ela particularmente amava. Ana Stela, foi também documentarista e era uma empenhada anti-colonialista e anti-racista. As suas ações fizeram ecoar as vozes locais esquecidas, de um modo autêntico e duradouro. Esta homenagem pretende expandir esse eco, essas vozes, e a sua voz. Venha conhecer melhor Ana Stela nesta conversa entre amigxs e admiradorxs.

Com: Rita Cássia, Bàbá Pedro de Lògún, Mãe Priscila Cantuária, Rennata Franco
Notas biográficas

Preço: gratuito (inserido na programação do Dia Mundial da Terra)

Inscrição: geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808
Lotação máxima: 30 participantes

Mais informações sobre a exposição aqui.