O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussein Aga Khan

Foto: Hussain Aga Khan | Cortesia: FON

Quando: 
27 de Setembro de 2019 a 29 de Dezembro de 2019

“Nas minhas fotografias, deixo os animais e as árvores falarem por si na esperança de que outras pessoas vejam a beleza que eu vejo.” 
Hussain Aga Khan 

 

A exposição O Mar Vivo parte das extraordinárias fotografias de Hussain Aga Khan para nos sensibilizar para a beleza sublime, complexidade e fragilidade da vida nos oceanos. A exposição, que se desenvolve em duas salas do Museu, é complementada com múltiplas atividades educacionais e científicas destinadas a diversos públicos no sentido de estimular um amplo debate sobre questões científicas, ambientais e sociais de impacto contemporâneo global, tais como o papel dos oceanos na sustentabilidade da vida na Terra, a crise climática, a conservação da natureza e a extinção de espécies, entre outras.

Atividades especiais para grupos escolares e famílias.

 

Organização: MUHNAC e Focused on Nature (FON)

Fotógrafo: Hussain Aga Khan

Comissários: Xenia Geroulanos, Philippe Mendes, Jorge Prudêncio, Marta Costa

Programa Educativo e Cultural: António José Monteiro, Raquel Barata

 

Sobre Hussain Aga Khan

Hussain Aga Khan nasceu em Genebra, na Suíça. Fez o ensino secundário na Deerfield Academy, Massachusetts, tendo uma dupla licenciatura em Teatro e Literatura Francesa pelo Williams College. Possui um mestrado em Relações Internacionais pela Columbia’s School of International and Public Affairs.

Hussain é um ávido entusiasta por peixes tropicais desde os 5 anos e por répteis e anfíbios desde os 14. Aos 14 anos, começou a fazer mergulho e a interessar-se pela conservação da natureza. Viaja para os trópicos com frequência desde há muitos anos, tendo começado a tirar fotografias à fauna e flora em 1996, numa viagem à Amazónia brasileira. Desde então, as suas fotografias figuraram em várias exposições nos EUA, França, Suíça e Quénia. Também foram publicadas em dois livros, Animal Voyage em 2004 (com uma nova edição em 2007) e Diving into Wildlife em 2015. Algumas das suas fotografias mais recentes podem ser vistas em vários blogs da National Geographic.

Hussain Aga Khan está atualmente envolvido, através da Aga Khan Development Network, em iniciativas de mitigação de riscos de desastres, gestão de recursos naturais e vários projetos ambientais, nomeadamente plantação de árvores na África Oriental e preservação da biodiversidade na Ásia, bem como projetos de investigação sobre água e alterações climáticas.

Hussain Aga Khan criou Focused on Nature em 2014 para “partilhar a sua paixão e missão pessoal de conservação da natureza, bem como a necessidade urgente de promover investigação e iniciativas construtivas sobre questões globais de impacto negativo sobre o meio ambiente”.
Para saber mais sobre Hussain Aga Khan e Focused on Nature 

 

Exposição temporária